[R-br] Funcionamento (implementação) da função apply (lapply) em loops

Junior Beleti beleti.junior em gmail.com
Segunda Junho 13 23:12:54 BRT 2011

Boa noite,

gostaria de entender o funcionamento da função apply, mais precisamente
lapply, para loops.

Já conheço a descrição de seu funcionamento:

‘lapply’ returns a list of the same length as ‘X’, each element of which is
the result of applying ‘FUN’ to the corresponding element of ‘X’.

Mas o que eu gostaria de saber é como ele funciona em sua essência. Por
exemplo, utilizar um lapply ao invés de um loop "for" é mais rápido.
Eu gostaria de saber o porque, ou seja, como o lapply é implementado.

Não sei se fui claro, mas gostaria de encontrar a implementação da função
lapply, o que não encontrei no diretório do pacote "base".

Se alguém puder ajudar.

Também peço desculpas por não ter dado grandes contribuições para a lista,
mas creio ter mais experiência em programação (lógica) de fato, do que no
ambiente R.

Obrigado.

--
Carlos Roberto Beleti Junior