[R-br] krige.conv() do geoR

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Terça Junho 14 00:16:10 BRT 2011

Alexandre

vamos por partes:

>     Transformei minha variável resposta (data) do geoR em log(x+1), mas na hora de fazer a krigagem desejo que o
> $predict da krige.conv() fosse com os valores da minha variável sem tranformação, então gostaria de saber se tem
> alguma forma de fazer exp(x)+1 no $predict.

Nao! O krigagem é uma media (ponderada) e exponencial não é uma funcao
linear, ou seja, o exponencial da média não é igual a média do
exponencial.

Para transformações não lineares há 2 alternativas principais:

1. derivar o preditor na escala tranasformada (o que é possivel em alguns
casos como log-normal kriging, o que se enquandra no seu caso, somando-se
a consntente depois

2. obter inferencias por simuação. Ou seja, simula-se da preditiva na
escala de analise (tb chamado de simulacao condicional), transforma-se
o valor predito e depois calcula-se a média por ponto de predicao

a geoR implementa transformacao do tipo 1) para somenta um pequeno
conjuntoa de transformações (log, sqrt dentre outras)
e simulacoas condicinais solicitadas via output.control()

Uma outra pergunta também, tem como fazer interpolação pelo inverso do
> quadrado da distância com o krige.control(),

Não. mas existem outros pacotes/funcoes que fazem isto no R
como por exemplo gstat::idw