[R-br] [Dúvida] Vantagens de usar Linux

Domingo Julho 17 11:12:50 BRT 2011

Ao usar linux, se vc nao tiver previa experiencia, vc pode sofrer um
pouco com o aprendizado e com a tentacao de compilar tudo o que vc
queira usar.

Se voce depender de "troca de arquivos" com outras pessoas, e'
possivel que voce tenha um ou outro problema com perda de formatacao
(estou assumindo que seus colaboradores estejam usando MS-Office e vc
algo como OO). Dai', vc pode se beneficiar mais se pude usar formatos
"nao-proprietarios" (ie, txt/csv, etc) ou "padronizados entre
plataformas" (pdf/hdf5/etc).

O R nao fica "mais disposto" em um ou outro OS. O problema que voce
pode observar e' o Windows estabelecer limites que outros OS'es nao
forcam tais limites. Adicionalmente, eu acho q a vantagem de sair do
Windows para *NIX e' mais proeminente se vc for usar OS em 64 bits,
caso contrario voce tera' sua produtividade afetada por ganhos que,
nas suas atividades, possam ser minimos.

Por outro lado, como linux te oferece um ambiente POSIX padrao, voce
tera' mais facilidades para execucao de tarefas em paralelo.

Como 25% do seu trabalho e' associado a Excel e outros 25% em producao
de relatorio (vc nao mencionou o que vc usa para tal), acho mais
prudente voce instalar o Open Office na sua maquina atual (Windows) e
ver quais seriam as consequencias para voce em usar uma ferramentas
alternativas ao Excel/Word... Depois disso, voce deve estar em
melhores condicoes de fazer uma decisao informada.

--
Successful people ask better questions, and as a result, they get
better answers. (Tony Robbins)