[R-br] [Dúvida] Automatizar um modelo de previsão.

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Sexta Dezembro 23 11:56:19 BRST 2011

Rafael,

"Todos os os modelos estão errados, alguns são úteis, poucos são
iluminadores." Essa era a frase que eu conhecia.

Sugestão... de uma olhada no pacote surveillance, talvez voce ache alguma
coisa que te ajude.

Outra sugestão... o pessoal da saude, como eu, aceita as coisas que
dominam. Se voce colocar de cara modelos complexos e sofisticados como
séries temporais dinâmicas (tsdin) o seu esforço pode ser completamente
ignorado.

Outra sugestão... se dedique em primeiro lugar na automação com análises e
estatísticas simples e não parametricas, como taxa de mortalidade geral.
Depois que a automação estiver funcionando bem, e as pessoas que usam os
relatórios pra qualquer coisa estiverem digerindo os relatórios gerados,
voce começa a sofisticar as análises com limiares epidêmicos e projeções
para os meses e anos no futuro com ajustes de modelos.

Outra sugestão...

Faça mais de um script (pense em talvez fazer uma coleção de scripts
relacionados ou pacote) que sigam um ou mais dos seguintes passos.

1. Conectar aos dados

2. Fazer copia de segurança dos dados

3. Fazer verificações (eg duplicatas, inconsistências)

4. Edições dos dados (agrupamento de doenças cardiovasculares, ou
diferentes CIDs que representam a mesma entidade)

5. Faça uma série temporal simples de taxa de mortalidade geral
bruta(talvez voce vá precisar de bancos do IBGE para saber a estimativa
populacional do local das mortes que voce quer trabalhar)

6. Use o Sweave, odfWeave, R2wd ou Sword para colar os gráficos e tabelas
num documento texto.

7. Utilize o sendmailR para mandar esse arquivo, por email, para voce mesmo
ou para um colega de trabalho que possa verificar essas análises e ter
alguma crítica sobe isso, e só depois disponibilizar na web ou para toda a
secretaria.

8. Faça com o que o gerenciador de tarefas do seu pc rode esse script toda
sexta-feiza por exemplo.

9. Considere em fazer um script para enviar um email para um responsável,
digitador ou outro profissional, que erros foram inseridos no banco e que
deveria ser revisados, como passo intermediário.

Acho que só isso já é muita coisa... mas seria, do meu ponto de vista, mais
relevante do que decidir qual modelo seria mais automático e adequado.

Abraço forte e que a força esteja com você,

Dr. Pedro Emmanuel A. A. do Brasil
Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas
Fundação Oswaldo Cruz
Rio de Janeiro - Brasil
Av. Brasil 4365,
CEP 21040-360,