[R-br] [Dúvida] Automatizar um modelo de previsão.

Pedro Rafael pedro.rafael.marinho em gmail.com
Quinta Dezembro 22 17:55:28 BRST 2011

Na verdade eu tenho dados de óbitos por neoplasias, doenças do aparelho
circulatório, doenças do aparelho circulatório e os demais capítulos da
CID-10 (Classificação Internacional das Doenças) em que cada capítulo é um
conjunto de doenças. Capítulo II, por exemplo, refere-se à neoplasias.
Como trabalho na Secretaria de Estado da Saúde - PB tenho acesso as
informações mensalmente de todos os capítulos. Os dados estão disponíveis
de janeiro de 1999 a novembro de 2011, isto para cada um dos capítulos da
CID-10. Gostaria de prever a mortalidade por cada um dos capítulos
(Neoplasias, Causas Externas, etc) no máximo doze passos a frente. Estamos
desenvolvendo um ambiente web que disponibiliza informações descritivas,
gráficos, mapas interativos e algumas analises de conglomerados espaciais
(Gets & Ord, Varredura Scan, Besag, etc). Pensei na ideia de ter uma parte
do ambiente com algumas estimativas (previsões) de mortalidade. Como serão
dados atualizados online pelo servidor do Sistema de Informação sobre
Mortalidade - SIM, gostaria que as previsões fossem também atualizadas, ou
seja, a cada dado novo um novo modelo fosse ajustado e sempre estimando no
máximo 12 passos a frente como dito anteriormente. As previsões poderão ser
utilizadas para a tomada de decisão. Vejo o pessoal por aqui tomando
decisões pelo simples ACHAR que algo vai ser de um jeito, ou ACHAR que algo
vai ser de outro o que não é legal. Um modelo que pelo menos fosse melhor
que isto já estaria valendo. Eu acredito muito na frase que diz: "Todos
modelos são ruins, alguns são úteis" - George Box. Gostaria de previsões
que ajudassem as pessoas saírem do simples achar que algo vai ser de um
jeito, mas infelizmente dar muita atenção a cada uma das previsões não vai
ser muito possível devido a demandas internas. Será que não é possível dar
ao computador o mínimo de instruções que possamos ter um modelo útil?

--
Saudações,
Pedro Rafael Diniz Marinho.