[R-br] [Dúvida] Automatizar um modelo de previsão.

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Quinta Dezembro 22 17:24:32 BRST 2011

Em 22/12/2011 15:20, Pedro Rafael escreveu:
> Pessoal a função auto.arima do pacote forecast "presta" realmente para
> ajustar modelos AR, MA, ARIMA, SARIMA?

A resposta adequada será melhor obtida quando você definir "presta" com
maior clareza.

> Existe algum pacote que faz de
> forma automática e eficiente do ponto de vista estatístico as análises
> de independências e de auto-correlações?

Automática, até é possível responder que sim, mas "eficiente do ponto de
vista estatístico" para qualquer definição de "eficiente" acho que a
resposta é um não.

> Fico com o pé atrás de usar
> pacotes de prometem ajustar modelos auto-regressivos de forma
> automática.

E deve mesmo!

> No meu caso tenho vários dados de mortalidade por doenças de
> aparelho circulatório, neoplasias, doenças do aparelho respiratório,
> etc. Todos os meses aqui na secretaria de saúde tenho mais informações e
> minha série vai aumentando. No meu computador tenho vários dados de
> milhares de variáveis distribuídos mensalmente e gostaria de criar algum
> programa para ajustar essas séries de forma automática.

Ajustar as séries ao quê? Qual é o problema que você está tentando resolver?

> Não necessito do
> melhor modelo possível, apenas queria um bom modelo.

Não é possível discutir nada sobre um modelo se você não nos diz qual a
hipótese você está estudando/analisando!

> É possível
> automatizar de tal forma a "dispensar" uma análise cuidadosa de um
> estatístico?

Não.

Talvez você consiga um que "dispense" 95% do tempo uma análise perfunctória.

> O único problema é tempo para se ajustar série por série,
> ficar fazendo gráficos de auto correlações, verificando independências
> etc.

Que reverte à questão inicial: para quê?

> Hoje possuo informações mensais desde 1999 a novembro de 2011, 143
> pontos para cada uma das variáveis que preciso estimar.

O melhor serviço que esses dados podem fazer é, estando "limpos do ponto
de vista de coleta", ficar à disposição da comunidade científica para
que estudos epidemiológicos sejam efetuados com eles.

Sds.,

--
Cesar Rabak
GNU/Linux User 52247.