[R-br] [Dúvida] Automatizar um modelo de previsão.

Pedro Rafael pedro.rafael.marinho em gmail.com
Quinta Dezembro 22 16:20:08 BRST 2011

Pessoal a função auto.arima do pacote forecast "presta" realmente para
ajustar modelos AR, MA, ARIMA, SARIMA? Existe algum pacote que faz de forma
automática e eficiente do ponto de vista estatístico as análises de
independências e de auto-correlações? Fico com o pé atrás de usar pacotes
de prometem ajustar modelos auto-regressivos de forma automática. No meu
caso tenho vários dados de mortalidade por doenças de aparelho
circulatório, neoplasias, doenças do aparelho respiratório, etc. Todos os
meses aqui na secretaria de saúde tenho mais informações e minha série vai
aumentando. No meu computador tenho vários dados de milhares de variáveis
distribuídos mensalmente e gostaria de criar algum programa para ajustar
essas séries de forma automática. Não necessito do melhor modelo possível,
apenas queria um bom modelo. É possível automatizar de tal forma a
"dispensar" uma análise cuidadosa de um estatístico? O único problema é
tempo para se ajustar série por série, ficar fazendo gráficos de auto
correlações, verificando independências etc. Hoje possuo informações
mensais desde 1999 a novembro de 2011, 143 pontos para cada uma das
variáveis que preciso estimar.

--
Saudações,
Pedro Rafael Diniz Marinho.