[R-br] Medidas repetidas na mesma unidade experimental!!

Fernando Colugnati fernando em ipti.org.br
Sábado Dezembro 17 20:17:26 BRST 2011

Oi Allaman, isso tem mais cara de um delineamento Cross-over. Acho estranho
apenas o fato dos tratamentos serem trocados sem um  preíodo de washout,
que seria para livrar o cão de qualquer efeito do tratamento anterior,
evitando contaminação.
Se não foi feito isso, não sei se há variável latente que consiga captar
este problema...mas posso estar enganado.

Dá uma olhada nisso :

Vonesh, Edward F.; Chinchilli, Vernon G. (1997). "Crossover Experiments". *
Linear <http://en.wikipedia.org/wiki/Linear_model> and
Nonlinear<http://en.wikipedia.org/wiki/Nonlinear_regression>
 Models <http://en.wikipedia.org/wiki/Statistical_model> for the
Analysis<http://en.wikipedia.org/wiki/Statistical_inference>
 of Repeated Measurements<http://en.wikipedia.org/wiki/Repeated_measures_design>
*. London: Chapman and Hall. pp. 111–202.
ou
Jones, Byron; Kenward, Michael G. (2003). *Design and Analysis of
Cross-Over Trials* (Second ed.). London: Chapman and Hall.
ou este mais seminal

The Crossover Experiment for Clinical Trials
Byron Wm. Brown, Jr.
Biometrics
Vol. 36, No. 1 (Mar., 1980), pp. 69-79
(article consists of 11 pages)