[R-br] Medidas repetidas na mesma unidade experimental!!

Ivan Bezerra Allaman ivanalaman em yahoo.com.br
Sábado Dezembro 17 19:39:10 BRST 2011

Boa noite senhores!

Há alguns dias estou estudando a metodologia de medidas repetidas em uma mesma unidade experimental ao longo do tempo, com o intuito de ajudar uma pesquisadora. Encontrei materiais, livros, artigos, etc que me dão segurança em trabalhar com tal medotologia. No entanto, há uma dúvida que me deixou num impasse, e preciso da ajuda dos colegas mais experientes que trabalham com estes tipos de dados. O objetivo da pesquisadora foi avaliar o uso de dois tratamentos sobre a redução de um tumor cancerígeno em cães do sexo feminino. Inúmeras variáveis (nominais, contínuas, etc.) foram avaliadas (secreção, leucócitos, etc.).  As medidas foram tomadas em um mesmo animal ao longo de um período de 30 dias. Até aí tudo bem. Pois posso utilizar a abordagem de modelos mistos considerando o animal como de efeito aleatório, e no modelo incluir uma estrutura de correlação do tipo Arima, sarima, entre outros. Ainda estou avaliando qual melhor
 estrutura. Mas a dúvida crucial é que além de ter tomadas várias medidas num mesmo animal, este mesmo animal recebeu mais de um tratamento. Por exemplo: Do dia 1 ao dia 15 recebeu o tratamento A e do dia 16 ao dia 30 o tratamento B. Aí que estou encontrando problema, pois creio que há efeitos residuais do tratamento A sobre o B, confundindo os verdadeiros efeitos  de cada tratamento. Uma saída, seria tratar os dois tratamentos como apenas um. Alguém já trabalhou com estrutura semelhante? Alguém poderia me recomendar uma literatura para que eu possa ganhar mais este desafio?

Desde já, agradeço a atenção de todos!

Abraços!

(S,f,P)
Allaman

\begin{signature}
<<>>=
Prof. Dr. Ivan Bezerra Allaman
Universidade Estadual de Santa Cruz
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
Ilhéus/BA - Brasil
Fone: +55 73 3680-5076
E-mail: ivanalaman em yahoo.com.br/ivanalaman em gmail.com
@
\end{signature}