[R-br] Modelos não lineares....

Thiago De paula protásio depaulaprotasio em yahoo.com.br
Segunda Agosto 8 23:41:49 BRT 2011

Pessoal;
Novamente recorro a ajuda de vcs...Estou tendo dificuldades no ajuste de um modelo não linear aos meus dados.
Vejam mensagem de erro que está aparecendo.
> a=6> b=0.16> c=-0.125
> plot(HT~DAP,data=dados)> curve(1.30+(x^2/a+b*x+c*x^2),add=T)
> n <- nls(HT~(DAP^2/a+b*DAP+c*DAP^2)+1.3,data=dados,+           start=list(a=a, b=b, c=c))Erro em nlsModel(formula, mf, start, wts) :   matriz gradiente singular nas estimativas iniciais dos parâmetros
Em anexo segue a base de dados!
Muito obrigado pela ajuda!

Thiago de Paula Protásio

Acadêmico de Engenharia Florestal

Universidade Federal de Lavras

Laboratório de Energia da Biomassa Florestal

Laboratório de Biomateriais

(035) 9183-2246