[R-br] Dúvida para obtenção do poder do teste

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Quarta Abril 27 09:37:58 BRT 2011


Olympio

nao tenho uma respsta especifica e talvez para isto sejam necesários mais 
detalhes mas aqui vao algumas consideracoes para iniciar
. na 1a opcao vc tem um bootstrap nao parametrico enquanto 
na segunda voce teria o parametrico, e como observou, necessitaria assumir
alguma distribuição para fazer a reamostragem.
Portanto o segundo caso é mais flexivel pois ao assumir o modelo voce 
ganha informação extra e nao impoe limites a variar o tramanho da amostra, 
o que no segundo caso pode ser mais restritivo dependendo do numero de 
unidades que voce tem (mesmo sendo com reposicao) . O primeiro é menos 
dependente de tais pressupostos mas 
seria necessario ver a possibilidade de replicar.
Dificil dizer qual seria universalmente melhor, isto depende da estrutura 
dos dados e do experimento, o que se quer avaliar etc

Portanto me parece que a partir vc teria que dar uma olhada nos metodos
e avalia-los dentro do contxto do seu experimento


On Wed, 27 Apr 2011, Olympio Neto wrote:

> Pessoal, bom dia.
>
>    Estou com uma dúvida. Pretendo calcular o poder do teste via simulação 
> para dados de correlação intra-classe. Que eu saiba, não existe um método 
> formal para isso. Assim, como pretendo fazê-lo via simulação gostaria de 
> saber o seguinte: Devo replicar a amostra que tenho (como é feito no 
> bootstrap) e tomar o número de vezes em que o teste foi menor que meu nível 
> de significância, ou estes dados devem ser gerados aleatoriamente? O problema 
> é que não há uma distribuição evidente para estes dados.
>    Outra coisa, se for utilizar os dados que já disponho, posso alterar o 
> número de elementos na reamostragem para verificar o efeito do tamanho da 
> amostra no poder do teste e a fim de gerar um gráfico? Por exemplo, a amostra 
> tem 100 avaliações, quero saber o poder do teste com 10, 30, 70 e 90, além 
> das 100... é incorreto proceder dessa maneira?
>
> Muito obrigado pela atenção.
>
> Olympio
>
>


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