[R-br] Dúvida para obtenção do poder do teste

Olympio Neto olympiotneto em gmail.com
Quarta Abril 27 07:17:19 BRT 2011

Pessoal, bom dia.

     Estou com uma dúvida. Pretendo calcular o poder do teste via
simulação para dados de correlação intra-classe. Que eu saiba, não
existe um método formal para isso. Assim, como pretendo fazê-lo via
simulação gostaria de saber o seguinte: Devo replicar a amostra que
tenho (como é feito no bootstrap) e tomar o número de vezes em que o
teste foi menor que meu nível de significância, ou estes dados devem ser
gerados aleatoriamente? O problema é que não há uma distribuição
evidente para estes dados.
     Outra coisa, se for utilizar os dados que já disponho, posso
alterar o número de elementos na reamostragem para verificar o efeito do
tamanho da amostra no poder do teste e a fim de gerar um gráfico? Por
exemplo, a amostra tem 100 avaliações, quero saber o poder do teste com
10, 30, 70 e 90, além das 100... é incorreto proceder dessa maneira?

Muito obrigado pela atenção.

Olympio