[R-br] regressão multivariada

Benilton Carvalho beniltoncarvalho em gmail.com
Terça Abril 19 10:28:03 BRT 2011

e' importante notar que

lm(cbind(var1, var2, ...) ~ x1 + x2 ...)

ajusta modelos lineares para as respostas var1, var2, ...
independentemente, ie. a notacao acima e' equivalente a:

lm(var1 ~ x1 + x2 ...)
lm(var2 ~ x1 + x2 ...)
etc

2011/4/19 Ivan Bezerra Allaman <ivanalaman em yahoo.com.br>:

> Oi Ayuni,
>
> Nos últimos dois meses, estou estudando um pouco sobre análise multivariada,
> e até onde eu entendi, a análise de correlação canônica é uma extensão da
> análise de regressão múltipla. Neste tipo de análise você têm um grupo de
> variáveis dependentes e outro grupo de variáveis independentes. Dê uma
> olhada na teoria, acho que é o que você procura. O bom pacote que achei para
> fazer estes tipos de análises e a "candisc". Baixe o pdf do pacote e veja
> como utilizar as funções. Outro pacote que gera gráficos ótimos nestes casos
> [...]

Successful people ask better questions, and as a result, they get
better answers. (Tony Robbins)