[R-br] regressão multivariada

Ivan Bezerra Allaman ivanalaman em yahoo.com.br
Terça Abril 19 10:21:32 BRT 2011

Oi Ayuni,

Nos últimos dois meses, estou estudando um pouco sobre análise multivariada, e
até onde eu entendi, a análise de correlação canônica é uma extensão da análise
de regressão múltipla. Neste tipo de análise você têm um grupo de variáveis
dependentes e outro grupo de variáveis independentes. Dê uma olhada na teoria,
acho que é o que você procura. O bom pacote que achei para fazer estes tipos de
análises e a "candisc". Baixe o pdf do pacote e veja como utilizar as funções.
Outro pacote que gera gráficos ótimos nestes casos é o "heplot". Só para
lembrar, a candisc trabalha com variáveis canônicas. Veja em qual caso ela se
aplique, pois pode ser que a utilização de componentes principais seja mais
apropriado. Você poderia fazer também:

modelo <- lm(cbind(var1, var2, etc..) ~ x1 + x2 + etc...)
summary(modelo)

Dê uma olhada na MASS para estes tipos de utilização.

Abraços.

Allaman
(S,f,P)

M.Sc Ivan Bezerra Allaman
Zootecnista
Doutorando em Produção Animal/Aquicultura - UFLA
email e msn - ivanalaman em yahoo.com.br
Tel: (35)3826-6608/9900-2924