Des-transformar variáveis

Pessoal, boa noite! Senhores sempre aprendi que ao transformar variáveis aleatórias para atender a algum pressuposto da ANOVA ao apresentar os resultados você deve usar a função inversa da transformação que aplicou. Por exemplo se eu usar a transformação raiz quadrada devo ajustar os resultados depois das analises utilizando-se do quadrado desses números. Eu usei a transformação de BoxCox utilizando-se da biblioteca car para extrair o lambda: require(car) summary(p1<-powerTransform(Var1~Trat+Rep, dados)) e depois transformei minha variavel aleatoria seguindo a equação (y^lamb)-1 / lamb. Até aí tudo bem, normalidade por Shapiro foi atendida e cedasticidade por Bartlett ok também. Meu questionamento é como "des-transformar" minha v.a.? Qual a função inversa para poder apresentar os dados? Obrigado a todos

Pessoal, boa noite! Senhores sempre aprendi que ao transformar variáveis aleatórias para atender a algum pressuposto da ANOVA ao apresentar os resultados você deve usar a função inversa da transformação que aplicou. Por exemplo se eu usar a transformação raiz quadrada devo ajustar os resultados depois das analises utilizando-se do quadrado desses números. Eu usei a transformação de BoxCox utilizando-se da biblioteca car para extrair o lambda: require(car) summary(p1<-powerTransform(Var1~Trat+Rep, dados)) e depois transformei minha variável aleatória seguindo a equação (y^lamb)-1 / lamb. Até aí tudo bem, normalidade por Shapiro foi atendida e cedasticidade por Bartlett ok também. Meu questionamento é como "des-transformar" minha v.a.? Qual a função inversa para poder apresentar os dados? Obrigado a todos

Hugo, O nome dessa operação que deseja fazer em inglês é « backtranformation ». Numa das n respostas a essa questão nos *fora* do R a proposta de se usar uma função:
invBoxCox <- function(x, lambda) if (lambda == 0) exp(x) else (lambda*x + 1)^(1/lambda)
você poderá então retrotransformar suas médias e intervalos de confiança para a distribuição original dos seus dados. HTH -- Cesar Rabak 2017-05-18 23:52 GMT-03:00 Hugo Zeni via R-br <r-br@listas.c3sl.ufpr.br>:
Pessoal, boa noite!
Senhores sempre aprendi que ao transformar variáveis aleatórias para atender a algum pressuposto da ANOVA ao apresentar os resultados você deve usar a função inversa da transformação que aplicou.
Por exemplo se eu usar a transformação raiz quadrada devo ajustar os resultados depois das analises utilizando-se do quadrado desses números.
Eu usei a transformação de BoxCox utilizando-se da biblioteca car para extrair o lambda: require(car) summary(p1<-powerTransform(Var1~Trat+Rep, dados))
e depois transformei minha variável aleatória seguindo a equação (y^lamb)-1 / lamb. Até aí tudo bem, normalidade por Shapiro foi atendida e cedasticidade por Bartlett ok também.
Meu questionamento é como "des-transformar" minha v.a.? Qual a função inversa para poder apresentar os dados?
Obrigado a todos
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
participantes (2)
-
Cesar Rabak
-
Hugo Zeni