
Como eu sei que a minha amostra representa a população. Ex: tenho 10 mil observações minha população. Retirei aleatoriamente 1000 observações que é minha amostra Faço uma inferência. Um teste T. A partir do resultado do p-valor <0,05 posso dizer que minha amostra pode representar minha população com um IC 95%?

Não, não pode. Nenhum teste frequentista pode responder ao tipo de pergunta que você quer fazer. Você está interessado em algo como: Prob (hipótese qualquer | dados). Frequentista é : Prob (dados| condicional hipótese). abçs M 2013/7/6 edmar Caldas <edmar_caldas@yahoo.com.br>
** **
Como eu sei que a minha amostra representa a população.****
** **
Ex: tenho 10 mil observações – minha população.****
** **
Retirei aleatoriamente 1000 observações – que é minha amostra****
** **
Faço uma inferência. Um teste T.****
** **
A partir do resultado do p-valor <0,05 posso dizer que minha amostra pode representar minha população com um IC 95%?****
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
-- Manoel Galdino https://sites.google.com/site/galdinomcz/

Caro, Saber se a amostra representa a pop tem a ver com o processo de amostragem (aleatoria), nao somente com a inferencia. O p-valor nao vai lhe informar se a amostra (ou sua estatiatica) representa ou nao a pop. Ele vai lhe informar a prob. de vc ter encontrado o valor que encontrou na amostra caso o valor da pop seja outro, considerando que a distribuicao da estatistica que vc procura segue uma distribuicao t. Por exemplo. Dada sua amostra com, digamos, amostra aleatoria simples, e vc esta estimando a media da populacao. Vc pega sua amostra e tira a media. Digamos que ela seja 2,9. O p-valor responde a seguinte pergunta: qual a chance de eu ter retirado da pop uma amostra com media 2 se media verdadeira da populacao é X (o X é a hipotese nula do seu teste, e pode ser, digamos, zero). Se nesse exemplo p-valor < 0,05, isso diz: a change de eu ter retirado uma amostra aleatoria simples que tenha media 2,9 quando a media verdadeira é 0 é menor do que 0,05. Muito baixa, portanto. Dai voce desconfia que talvez a media da populacao nao seja 0, mas outro valor mais proximo de 2,9. Ou seja, o p-valor ajuda vc a descartar ou nao uma hipotese nula (no exemplo, se a media da populacao e 0), mas ele nao diz se a amostra representa ou nao a pop. Abracos On Saturday, July 6, 2013, Manoel Galdino wrote:
Não, não pode. Nenhum teste frequentista pode responder ao tipo de pergunta que você quer fazer. Você está interessado em algo como: Prob (hipótese qualquer | dados). Frequentista é : Prob (dados| condicional hipótese).
abçs M
2013/7/6 edmar Caldas <edmar_caldas@yahoo.com.br <javascript:_e({}, 'cvml', 'edmar_caldas@yahoo.com.br');>>
** **
Como eu sei que a minha amostra representa a população.****
** **
Ex: tenho 10 mil observações – minha população.****
** **
Retirei aleatoriamente 1000 observações – que é minha amostra****
** **
Faço uma inferência. Um teste T.****
** **
A partir do resultado do p-valor <0,05 posso dizer que minha amostra pode representar minha população com um IC 95%?****
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br <javascript:_e({}, 'cvml', 'R-br@listas.c3sl.ufpr.br');> https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
-- Manoel Galdino galdinomcz <https://sites.google.com/site/galdinomcz/>
-- Diogo Ferrari University of San Paulo (USP) Faculty of Philosophy, Languages, Literature and Human Sciences (FFLCH) Department of Political Science (DCP) San Paulo/SP - Brazil E-mail: diogo.ferrari@usp.br Open Source! Use R! Use Linux! "A vida é a arte de tirar conclusões suficientes de dados insuficientes"
participantes (3)
-
Diogo Ferrari
-
edmar Caldas
-
Manoel Galdino