Caro,
Saber se a amostra representa a pop tem a ver com o processo de amostragem (aleatoria), nao somente com a inferencia.
O p-valor nao vai lhe informar se a amostra (ou sua estatiatica) representa ou nao a pop. Ele vai lhe informar a prob. de vc ter encontrado o valor que encontrou na amostra caso o valor da pop seja outro, considerando que a distribuicao da estatistica que vc procura segue uma distribuicao t.
Por exemplo. Dada sua amostra com, digamos, amostra aleatoria simples, e vc esta estimando a media da populacao. Vc pega sua amostra e tira a media. Digamos que ela seja 2,9. O p-valor responde a seguinte pergunta: qual a chance de eu ter retirado da pop uma amostra com media 2 se media verdadeira da populacao é X (o X é a hipotese nula do seu teste, e pode ser, digamos, zero). Se nesse exemplo p-valor < 0,05, isso diz: a change de eu ter retirado uma amostra aleatoria simples que tenha media 2,9 quando a media verdadeira é 0 é menor do que 0,05. Muito baixa, portanto. Dai voce desconfia que talvez a media da populacao nao seja 0, mas outro valor mais proximo de 2,9.
Ou seja, o p-valor ajuda vc a descartar ou nao
uma hipotese nula (no exemplo, se a media da populacao e 0), mas ele nao diz se a amostra representa ou nao a pop.
Abracos
On Saturday, July 6, 2013, Manoel Galdino wrote:
Não, não pode. Nenhum teste frequentista pode responder ao tipo de pergunta que você quer fazer. Você está interessado em algo como:
Prob (hipótese qualquer | dados). Frequentista é : Prob (dados| condicional hipótese).
abçs
M
--
Diogo FerrariUniversity of San Paulo (USP)
Faculty of Philosophy, Languages, Literature and Human Sciences (FFLCH)
Department of Political Science (DCP)
San Paulo/SP - Brazil
Open Source! Use R! Use Linux!
"A vida é a arte de tirar conclusões suficientes de dados insuficientes"