
x<-runif(30) y<-rnorm(30,2*x) plot(y~x) mod.com.int<-lm(y~x) mod.sem.int<-lm(y~0+x) summary(mod.com.int) summary(mod.sem.int) Me parece razoavel isso acontecer, mas depende de que tipo de dados você coletou e qual o seu objetivo não. Isso realmente pode acontecer? Em 13 de novembro de 2012 09:11, marcelo claro de souza < marcelo.claro.souza@gmail.com> escreveu:
Bom dia a todos. Rodei duas correlações lineares com e sem intercepto, utilizando o mesmo conjunto de dados, para a determinação de uma equação para determinação da área foliar de uma espécie arbórea. regressão com intercepto lm(y~x) regressão sem intercepto lm(y~0+x) ou lm(y~x-1)
O R2 da equação sem intercepto foi maior que o R2 da regressão com intercepto, e o assessor de uma revista questionou que isso seria matematicamente improvável e solicitou que eu refizesse as análises. Refiz e obtive os mesmos resultados. É possível essa variação nos valores de R2 ou estou fazendo algo errado? Muito obrigado pela ajuda. Abraço
Marcelo
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
-- Grato Augusto C. A. Ribas Site Pessoal: http://recologia.wordpress.com/<http://augustoribas.heliohost.org> Lattes: http://lattes.cnpq.br/7355685961127056