
Chiara, Para começar a responder devemos entender qual a modelagem foi feita. Por exemplo: você fez uma GLM e escolheu a família gaussiana com função de ligação "identidade" para o ajuste. Por que? Em geral em regressões a significância do intercepto não traz muita informação, pois o teste que você vê é contra o valor nulo dele, e aposto que você já sabia que esse não era o caso... Escreva a equação modelada pela regressão e veja então que a "explicação" para o que elas significam será intuitiva para você no domínio do problema. Contudo, *antes* de enveredar por esse caminho, plote os gráficos de diagnóstico para essa regressão e veja se os quatro gráficos *default* indicam que os pressupostos para a regressão foram atendidos de maneira razoável. Dica : se você mandar a plotagem em um formato 2x2 os quatro gráficos aparecerão ao mesmo tempo e você poderá analisar o todo de uma vez. Uma outra coisa que seria conveniente você fazer é uma matriz de diagramas de dispersão para suas três variáveis e ver se apenas estão correlacionadas com sua variável considerada dependente cml ou as duas independentes também estão correlacionadas, indicando possível colinearidade nelas. HTH On Tue, Jan 21, 2020 at 3:30 PM Chiara Lubich por (R-br) < r-br@listas.c3sl.ufpr.br> wrote:
Boa tarde, Pessoal, que explicações eu poderia dar dos valores gerados por um modelo GLM, além de dizer que variáveis deram significativas? Por exemplo, abaixo: [image: image.png] Consigo ver que as variáveis "d", "n" e "intercepto" deram diferentes, mas o que isso quer dizer?
Obrigada desde já Abraço _______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.