
Paulo, Você já recebeu sugestões, que pela natureza tendem a ser "quebra galhos" no grande esquema das coisas do LaTeX. As definições em relação à largura das *caption* tanto para tabelas como figuras, ou no idioma do LaTeX *floats* *deveria* ser dado pelo modelo de documento que você ou escolheu ou é obrigado a usar (devido a Instituição, publicação, etc.). Não fica claro para mim se seu exemplo é o "piloto" para o documento final, neste você colocou o tipo de documento "article" mas usa vários pacotes para mudar o comportamento, inclusive o *lscape* e *float* (que tem parâmetros para os *caption* também. . .). Essa definição de largura de título em função da largura das tabelas é para um único caso ou você gostaria que todo o documento fosse assim? A propósito, se a tabela for estreitinha e o título mais longo essa estratégia não pode dar um tiro pela culatra e tornar menos legível o documento? No seu exemplo posto sob forma de imagens aqui, as tabelas não estão centradas, é isso mesmo que você deseja no seu documento final? HTH -- Cesar Rabak 2018-05-24 18:40 GMT-03:00 Paulo Eduardo de Mesquita via R-br < r-br@listas.c3sl.ufpr.br>:
Bom noite (dia) a todo(a)s,
Paz e bem
Sou um neófito em R e Latex.
Estou tentando redigir um artigo relativamente longo no formato Rnw no Rstudio e esbarrei num problema que não estou sendo capaz de superar, mesmo depois de pesquisar bastante.
O problema é ajustar a largura do título das tabelas geradas com a função xtable à largura da tabela propriamente dita através da inserção de quebras de linha no título, fazendo com que algo assim (que o código que escrevi á capaz de gerar):
se transforme em algo assim (que eu editei como figura no MS - Paint):
Um exemplo de trabalho simplificado segue anexo.
Muito obrigado. -- Paulo Eduardo de Mesquita Disciplina de Infectologia - Faculdade de Medicina Universidade do Oeste Paulista Presidente Prudente - São Paulo - Brasil
_______________________________________________ R-br mailing list R-br@listas.c3sl.ufpr.br https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.