[R-br] shiny app com erro de encoding utf-8

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Seg Out 9 19:15:22 -03 2023

Salve queridos irmãos de R,

Eu não estou conseguindo reproduzir o erro, porque não estou conseguindo
achá-lo. Se alguém me der uma luz como acha-lo eu agradeço.

Há muito venho trabalhando num app que tem uma versão funcionando no
seguinte edereço
https://pedrobrasil.shinyapps.io/INDWELL/

Há algumas semanas eu fui atualizar o app com novas opções e após fazer
algumas pequenas modificações na descrição e um commit, testei o app que já
retornou esse erro...

> runApp()

Listening on http://127.0.0.1:6263
Warning: Error in sub: input string 1 is invalid UTF-8
  1: runApp

A primeira coisa que fiz foi um revert do último commit e não funcionou.
Então eu pensei em retornar a versão do último push, mas não há diferenças
no histórico. Achei alguns poucos posts por aí a respeito e alguns
recomendam "scanear" todos os arquivos do app com algo como
xfun::read_utf8(). Eu fiz isso. Somente os arquivos *.RData e um *.png
retornou erro de encoding utf-8. Esperado. A minha próxima tentativa seria
apagar o app e fazer um pull do git. Mas antes eu queria tentar um irmão
mago me tira da vale das sombras...

Abraço forte e que a força esteja sempre com todos,

Pedro Brasil