[R-br] [ OFF TOPIC ] Qual abordagem utilizar - associação de compostos com resistência a praga/doença

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Qui Fev 23 11:54:52 -03 2023

Marcelo,

A primeira questão que vc deve se colocar é a seguinte: qual modelo
estatístico poderia servir para estimar os efeitos ("fenômenos") que se vê
no Mundo Real®.

Um segundo, e muito relacionado a ele é o seguinte, para a modelagem
"apropriada" qual é o número de casos que seria necessário para ter-se
significância estatística, com o limiar aceitável para o campo de estudo do
seu problema e mais importante ainda, no estágio da sua pesquisa¹.

Um outro ponto que me salta aos olhos da sua descrição (que pode ser uma
interpretação minha açodada) é que o 'tipo' de planta automaticamente
indica as composições dos 'ene' compostos.

SE o estágio da sua pesquisa é de Análise Exploratória, então um caminho
seria fazer investigações indo dessa direção para os compostos, e então
tentar identificar daqueles os que biologicamente fariam sentido, posto que
já deve haver ciência apontando possibilidades.

Eu "tenho a impressão" que tratar *proporções* como genes não seria
realmente uma abordagem que se pudesse defender mais tarde mesmo que algo
"aparecesse" nos resultados.

 [1] tratar os mesmos dados setenta vezes para cada composto pode exigir
uma correção no limiar para evitar o erro devido à FDR, embora na fase
exploratória o risco de um Erro Tipo II de deixar escapar um Prêmio Nobel
precisa ser balanceado❕❕

Por último, muita calma precisaria ser exercitada para assegurar que o
emprego de proporções é adequado e não concentrações absolutas dos
compostos, coisa que requer mais informações sobre o domínio do problema
que vc estuda, mas em Estatística uso de proporções em algumas
circunstâncias pode ser errôneo e de difícil percepção pois os SW modernos
ainda não são ChatBots e por isso não criitcam o usuário!!

HTH

--
Cesar Rabak