[R-br] Opinião sobre como trabalhar com Gini Index

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Qua Dez 20 21:03:58 -03 2023

Elias,

Em complemento à explicação do colega ofereço-lhe um *contra-exemplo*, que
tem a vantagem de trabalhar com dados publicados:

Neste *link* Índice de Gini
<https://brasilescola.uol.com.br/geografia/indice-gini.htm> encontra-se o
valor do índice Gini Brasil de 0,489 (PNUD, 2022), e contém uma tabela dos
estados brasileiros. Veja que se você tentar obter sua decomposição usando
a proporção das populações não encontrará os índices pertinentes de cada UF.

Isso se deve porque na formulação mais prática para seu cálculo:

[image: image.png]
Fonte: https://www.dicionariofinanceiro.com/indice-de-gini/

Cada proporção da população precisa ser multiplicada pela proporção da sua
renda — os termos estão entre aspas na fórmula porque pode-se calcular o
índice de outros elementos, como por exemplo a proposta de Brown MC. Using
Gini-style indices to evaluate the spatial patterns of health
practitioners: theoretical considerations and an application based on
Alberta data. Soc Sci Med, 1994, 38(9): 1243-1256, usada no pacote Gini do R
.

Como contemporização, gostaria de destacar que o índice sendo uma medida de
desigualdade, ele é um indicador agregado que já faria o seu trabalho, e só
tem uso para avaliação de populações completas.

HTH