[R-br] Opinião sobre como trabalhar com Gini Index (Elias Carvalho)

guilherme jacob guijacob em hotmail.com
Qua Dez 20 12:30:22 -03 2023

Oi Elias,

O índice de Gini não pode ser decomposto desta maneira.
Um jeito de observar isso é vendo o índice de Gini como uma média das diferenças das rendas entre todos os pares possíveis na população. O índice de Gini de cada grupo seria uma função de uma submatriz dessa matriz maior.
Dito de outra forma, o índice de Gini na população inteira considera a desigualdade entre indivíduos de um grupo entre si e a desigualdade destes indivíduos em relação aos indivíduos de outros grupos.
No caso mais simples, nem a variância pode ser decomposta exatamente desta maneira.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,
Guilherme

________________________________
De: R-br <r-br-bounces em listas.c3sl.ufpr.br> em nome de r-br-request em listas.c3sl.ufpr.br <r-br-request em listas.c3sl.ufpr.br>
Enviado: quarta-feira, 20 de dezembro de 2023 11:00
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
Assunto: Digest R-br, volume 149, assunto 5

Enviar submissões para a lista de discussão R-br para
        r-br em listas.c3sl.ufpr.br

corpo da mensagem para
        r-br-request em listas.c3sl.ufpr.br

endereço
        r-br-owner em listas.c3sl.ufpr.br

mais específica que "Re: Contents of R-br digest..."

Tópicos de Hoje:

   1. Opinião sobre como trabalhar com Gini Index (Elias Carvalho)
   2. Re:  Opinião sobre como trabalhar com Gini Index (Cesar Rabak)
   3. Re:  Opinião sobre como trabalhar com Gini Index (Elias Carvalho)

Message: 1