[R-br] Heatmap com dois conjuntos de dados

Michele Claire Breton michele.breton20 em gmail.com
Sex Maio 20 08:03:45 -03 2022

Caríssimos(as) mestres(as), bom dia!

Estou com uma dúvida sobre como deve ser meu ficheiro de entrada para
plotar um gráfico como o terceiro deste link:
https://stackoverflow.com/questions/67746044/r-heatmap-with-circles

Eu criei 2 ficheiros .csv, um contento os valores de expressão gênica nos
diferentes tipos celulares (col->genes, lin->tipos de células); e o outro,
contendo os valores de freqüência em que a expressão do gene ocorre em cada
célula, com a mesma estrutura do primeiro.

A representação destes dados no gráfico deve ser: a área do círculo
construído a partir dos dados de frequencia e a cor do círculo deve
corresponder aos valores de expressão, como em um heatmap.

Eu tenho que trabalhar com os ficheiros em separado ou tenho que montar um
único ficheiro para ter este resultado?

Muitíssimo obrigada pela ajuda!!

Michele

*Dra. Michele Claire Breton*
Técnica Superior em Bioinformática
CICS - Centro de Investigação em Ciências da Saúde
Faculdade de Ciências da Saúde
Universidade da Beira Interior
Covilhã - Castelo Branco - Portugal