[R-br] Dados de contagem -Sugestão de modelo

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Sáb Set 11 22:34:52 -03 2021

Bom, como dizia o famoso fundador da Estatística Moderna « Chamar o
estatístico após o experimento ter sido realizado pode ser não mais que
pedir-lhe que faça uma autópsia: ele pode ser capaz de dizer pelo que o
experimento morreu. » Sir R. A. Fisher (1938).

Seu experimento tem uns interessantes desafios do ponto de vista de análise:

Uma interpretação simplista de que 200 ovos vieram de 40 casais de peixes
indicaria, numa leitura otimista, que vc tem cinco ovos por casal e que
seria capaz de discriminar essas genealogias, fazendo assim que a unidade
estatística fosse o ovo e os casais seriam a identificação das replicações
(cinco por casal). Por outro lado com ictiólogo amador antevejo que a
obtenção de material com essa rastreabilidade enseja um trabalho não
trivial e por isso não assumiria que esse fosse o caso, onde então os 50
ovos por tratamento seriam a única discriminação possível.

O desfecho dos tratamentos seria basicamente binário (vivos) e poderiam ser
modelados por uma contagem dos que nasceram, e sobreviveram após três e
sete dias.

A palavra "sobrevivência" sugere que uma análise usando modelos de
sobrevivência pode ser considerada, além dos de análise binária ou contagem
(Poisson, etc.).

Se o objetivo do experimento for ver qual tratamento dá maior *yield*
(seja por maximizar ou minimizar o nº de alevinos) a etapa com três dias
seria curiosidade mas não relevante para o [desejado] desfecho, e um modelo
binomial usando os tratamentos como fatores poderia dar conta do recado.

YMMV, HTH

--
Cesar Rabak