[R-br] AIC vs Teste de significância

Wagner Wolff wwolff em usp.br
Seg Jan 25 10:27:10 -02 2021

Olá pessoal,
Fiz uma análise de escolha de modelos mistos (geoestatísticos) me baseando
no valor de AIC. Fui questionado em uma revisão se eu deveria usar a
significância dos parâmetros em conjunto com o AIC. Acredito que as duas
coisas não batem, ou seja, um modelo com AIC menor (melhor modelo pelo AIC)
às vezes tem parâmetros que sejam insignificantes e um modelo com AIC maior
pode ter todos os parâmetros significativos (melhor modelo por teste de
significância). Então minha pergunta é porque deve usar o AIC ao invés de
testes de significância e qual a vantagem?  Tem alguma explicação da
estatística teórica nisso? Não é minha praia e acabo ficando com muitas
dúvidas.

Abraços

--
*Wagner Wolff, **PhD*
"*Luiz de Queiroz**" College of Agriculture,*