[R-br] Download de dados públicos do DATASUS

Raphael Saldanha rfsaldanha em gmail.com
Ter Dez 7 16:19:29 -03 2021


Oi pessoal!

Obrigado pela indicação do pacote. A algumas semanas até olhei os dados do PNI, com a intenção de colocar no pacote, mas vi o seguinte problema: os dados em DBC disponibilizados pelo MinSaúde vão até 2019 apenas (ftp://ftp.datasus.gov.br/dissemin/publicos/PNI/DADOS <ftp://ftp.datasus.gov.br/dissemin/publicos/PNI/DADOS>).

No TabNet tem dados mais recentes, mas no FTP do DataSUS não colocaram os arquivos. Se for importante para alguém, posso incluir esses dados de até 2019 no pacote, mas o ideal seria ter acesso aos dados atualizados.


Abraços,

Raphael Saldanha

> Em 7 de dez. de 2021, à(s) 13:24, Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil por (R-br) <r-br em listas.c3sl.ufpr.br> escreveu:
> 
> Ei Daniel,
> 
> Eu ja conhecia o pacote do Raphael. Graças a Deus que tem gente que consegue abrir esses arquivos dbc.  So que la o acesso acontece somente para algumas partes do SiNAN, SIM, SINASC, SIH... SiPNI ainda nao esta la. E nem deve estar. Ano passado quando conversei com ele nao havia planejamento pra incluir esse dado la. De qualque forma é um lugar pra dar uma fuçada e ver como ele faz os downloads. Nao tinha pensado nessa forma antes. 
> 
> Pedro Emmanuel Brasil
> (:)=
> 
> Em ter, 7 de dez de 2021 11:36, Daniel Guimarães Tiezzi <dtiezzi em usp.br <mailto:dtiezzi em usp.br>> escreveu:
> Bom dia
> 
> Já verificou este pacote?
> 
> https://github.com/rfsaldanha/microdatasus <https://github.com/rfsaldanha/microdatasus>
> 
> Daniel
> 
> On Tue, Dec 7, 2021, 11:32 AM Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil por (R-br) <r-br em listas.c3sl.ufpr.br <mailto:r-br em listas.c3sl.ufpr.br>> wrote:
> Saudações turma, 
> 
> Talvez seja meio off topic mas não estou sabendo a quem recorrer. Eu estou procurando uma maneira inteligente de acessar dados públicos que estariam disponíveis pelo DATASUS.
> 
> 1. Tem alguém na lista que trabalha com dados secundário do PNI (programa nacional de imunizações)? Alguém que poderia me ajudar a encontrar dados públicos dos CRIE?
> 
> 2. Há alguns lugares meio escondidos do ministério da saúde e do datasus que dão acesso a algumas coisas a partir de um ftp como aqui ftp://ftp.datasus.gov.br/ <ftp://ftp.datasus.gov.br/> Mas aqui os dados que me interessariam só vão até 2019, ou seja, não há  continuidade na disponibilização. Neste exemplo eu acho que usar um utils::download.file() daria certo pra baixar por dentro do R. Alguma sugestão mais inteligente para baixar arquivos por dentro do R?
> 
> 3.Como baixar dados que me interessam de um sítio que não tem um ftp visível e eu deveria dar um monte de cliques pra ver a o botão de baixar em csv? http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/dhdat.exe?bd_pni/cpnibr.def <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/dhdat.exe?bd_pni/cpnibr.def> por exemplo nesse endereço eu deveria marcar na caixa "periodo" todos os anos, na caixa "linha" marcar ano, na caixa "coluna" marcar imuno, depois na seleções Imuno+ marcar "Sarampo" e clicar em pesquisa e só depois aparece o botão salvar como csv ou excel. Não há um jeito inteligente de fazer isso por dentro do R? Aceito sugestões de leitura!!! Eu tentei umas paradas no RCurl, downloader e remotes mas sem sucesso.
> 
> Abraço forte a todos,
> 
> Pedro Brasil
> _______________________________________________
> R-br mailing list
> R-br em listas.c3sl.ufpr.br <mailto:R-br em listas.c3sl.ufpr.br>
> https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br <https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br>
> Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia <http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia>) e forneça código mínimo reproduzível.
> _______________________________________________
> R-br mailing list
> R-br em listas.c3sl.ufpr.br
> https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
> Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.inf.ufpr.br/pipermail/r-br/attachments/20211207/ba5e5d88/attachment.htm>


Mais detalhes sobre a lista de discussão R-br