[R-br] Fatorial 2^3 + ponto central

ana paula coelho madeira apcmadeira em hotmail.com
Sex Abr 23 15:11:54 -03 2021

Prezados,

Boa tarde! Estou analisando um experimento fatorial , 3 fatores e 2 níveis,  adicionando 3 repetições no ponto central.
Utilizando o pacote FrF2, a função

library(FrF2)
plan.pc<-FrF2(nruns=8,
                          nfactors=3,
                          ncenter=3,
                          factor.names=c("AM", "pH", "T"),
                           randomize=F)
summary(plan.pc)

    lm1<-lm(y~A*B*C, iscube(plan.pc), data=plan.pc)   #  iscube: termo para avaliar a curvatura

está apresentando na saída:

Residuals:
ALL 8 residuals are 0: no residual degrees of freedom!

Coefficients:
             Estimate Std. Error t value Pr(>|t|)
(Intercept)  0.155375         NA      NA       NA
AM           0.009875         NA      NA       NA
pH           0.050875         NA      NA       NA
T           -0.103625         NA      NA       NA
AM:pH        0.048875         NA      NA       NA
AM:T        -0.006625         NA      NA       NA
pH:T        -0.033625         NA      NA       NA
AM:pH:T     -0.045125         NA      NA       NA

Residual standard error: NaN on 0 degrees of freedom
Multiple R-squared:      1, Adjusted R-squared:    NaN
F-statistic:   NaN on 7 and 0 DF,  p-value: NA

Ao que parece, por mais que eu tenha acrescentado os 3 pontos centrais, eles não estão sendo considerados. Alguma sugestão?

Usava anteriormente o pacote qualityTools, o pacote foi desabilitado.

Desde já agradeço

Ana Paula