[R-br] Análise ordenamento (rank) de dados respostas

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Seg Abr 19 19:51:28 -03 2021

Marcelo,

O uso da técnica de classificação posicional (*ranking*) é sempre meio para
alguma decisão ou análise adicional, que você não menciona na sua pergunta.

Em relação à sua questão (também muito aberta e teórica) você pode se
interessar pela técnica da Análise de Correspondência que pode ajudá-lo a
responder a questão que você propõe, embora ela trate de "distância" e não
de "relacionamento", que envolveria o cruzamento com outro
atributo/variável.

Um uso desse mecanismo é o "Voto Preferencial" que é a nomenclatura em
português para *ranked voting* 😎 !

Um outro conhecido é o sistema de pontuação dos "grandes prêmios" cujo
resultado é dado pela soma dos pontos obtidos em cada um no final da
"temporada".

O rankeamento global precisa levar em conta o domínio do problema, imagine
o seguinte resultado no seu exemplo:

        Tesp1   Tesp2   Tesp3
Ind1    3       2       1
Ind2    1       3       2
Ind3    1       3       2
Ind4    2       1       3
Ind5    3       1       2

Como você calcularia a ordenação nesse caso, de forma que fizesse sentido
no seu problema?

HTH