[R-br] Duvida teste de correlação

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Qua Maio 27 18:28:31 -03 2020

Você nunca conseguirá *testar* a normalidade em uma correlação. . .

E o uso do método de Spearman *não* é para dados não normais (*apenas*) mas
sim para dados cuja medida não seja intervalar e a única forma de
interpretar as diferenças seja via postos (*ranks* na língua de
Shakespeare).

O que seria possível fazer do ponto de vista teórico (como já respondido
por outros) seria testar a distribuição dos seus dados para normalidade,
mas isso é uma grande bobagem do ponto de vista epistemológico, como se
pode demonstrar por um simples exemplo:

Um experimentador¹ submete uma barra de um determinado material suspensa em
dois apoios, um fixo e um livre, ambos de materiais refratários e de baixa
condução de calor, para diminuir erros sistemáticos, e por meio de marcas
na extremidade livre e um aparelho óptico que amplia essa observação
submete a barra a uma centena de medidas de temperatura fazendo o
levantamento de cem pares de dados temperatura x dilatação.

SE você plotar, fizer qualquer um dos testes propostos para normalidade,
etc. Nenhuma das duas "distribuições" de dados seria nada que se assemelhe
à gaussiana (*Normal*).

*Entretanto* o valor do coeficiente de dilatação térmica determinado,
usando a teoria dos erros que afirma que os desvios experimentais nas
medidas se distribuem conforme a curva normal de Gauss, será perfeitamente
correto!!

No exemplo acima, deliberadamente fugi do problema da questão outra sobre
correlação indicar ou não causação, porque o procedimento experimental por
si dirime essa dúvida (ele é "intervencional²" por desenho).

Então como a resposta acima pode te ajudar?

Obviamente apontado para o caminho correto.

A forma de você examinar a sua correlação é examinar a distribuição dos
*resíduos* da correlação, e IMNSHO melhor que usar as pajelanças de
"testes" de normalidade que dão uma sensação de segurança igual a amuletos
para quem tem medo de viajar de navio, é o uso das técnicas gráfica do
diagnóstico da correlação.

No R para regressão linear, a qual o testes corr.test  é decorrente, o
simples comando plot no objeto retornado pela sua regressão mostrará quatro
(por defeito) dos seis testes gráficos da sua regressão e você poderá
analisar a floresta como um todo para decidir se a análise estatística lhe
ajuda a construir sua tese ou a rejeitar a hipótese.

HTH
--
Cesar Rabak

[1] Para quem conhece, descrevo em resumo a denominada experiência de
Laplace. Aliás, Laplace junto com Gauss são reconhecidos como os
desenvolvedores da teoria (da distribuição) dos erros cuja curva leva, em
geral o nome do segundo, mas em muitas obras na Europa inclui ambos os
pensadores.

[2] Intervencional. O pesquisador não se limita à simples observação, mas
interfere pela exclusão, inclusão ou modificação de um determinado
fator. Desenhos
de pesquisa
<https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502005000800002>,
consultado 27 de maio de 2020.