[R-br] Criar numeração única para dados iguais

Bárbara Mazetti Nascimento barbaramnascimento em gmail.com
Dom Fev 2 16:28:45 -02 2020

Boa tarde pessoal!

Sou nova no R e estou me batendo um pouco com algumas edições de banco de
dados que era acostumada a fazer no SAS.

Preciso criar uma coluna com uma nova identificação para uma variável que
eu criei agrupando outras variáveis. Eu trabalho com dados de bovinos e
criei o que chamamos de grupo de contemporâneos: animais que vivenciaram o
mesmo ambiente. Então geralmente são animais nascidos no mesmo ano, no
mesmo mês e na mesma propriedade. Então, por exemplo, temos os seguintes
animais:

Animal     Ano de nascimento     Mês de nascimento     Fazenda
A              2018                            Oct
     1
B              2018                            Oct
     1
C              2018                            Oct
     1
D              2018                            Oct
     2
E              2018                            Oct
     2
F              2018                            Oct
     2
G              2018                           Nov
     1
H              2018                           Nov
     1
I                2018                           Nov
       1
J               2018                           Nov
     1

Eu agrupei essas variáveis em uma que eu chamei de Grupo:

Animal     Grupo
A              2018 Oct 1
B              2018 Oct 1
C              2018 Oct 1
D              2018 Oct 2
E               2018 Oct 2
F               2018 Oct 2
G              2018 Nov 1
H              2018 Nov 1
I               2018 Nov 1
J               2018 Nov 1

Agora preciso criar essa nova numeração, para que os animais que tenham o
mesmo Grupo sejam chamados pelo mesmo número (GC). A saída que eu espero é
a seguinte:

Animal     Grupo          GC
A              2018 Oct 1    1
B              2018 Oct 1    1
C              2018 Oct 1    1
D              2018 Oct 2    2
E              2018 Oct 2    2
F              2018 Oct 2    2
G             2018 Nov 1    3
H             2018 Nov 1    3
I              2018 Nov 1    3
J             2018 Nov 1    3

Será que vocês poderiam me ajudar em como eu consigo criar essa nova
numeração?

Muito obrigada!!
Bárbara

MSc. Bárbara Mazetti Nascimento
PhD student in Animal Science
Genetic Applied to Animal Breeding Group - GAMA
UFPR - Curitiba - PR - Brazil
+55 41 99142-9495