[R-br] Regressão Logística pode ser influenciada pelo balanceamento de resultados de variável dependente

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Ter Abr 21 18:41:50 -03 2020

Elias,

Como cada VI « apresenta uma prevalência pequena da doença », que eu
entendo como "cada VI tem uma contingência cruzada pequena para o caso de
doença e exposição" você realmente está com um conjunto de variáveis que
não vão conseguir explicar a VD como os testes que foram descritos mostram
muito bem.

Ademais, se a tab de exemplo for representativa das VI que você tem, ela
pelo menos, mostra uma margem de presença da exposição muito pequena
também, o que coloca a análise sob dificuldade epistemológica: como uma
exposição presente em apenas 1% dos casos poderia explicar uma prevalência
da doença de 12% ⁉

Aparentemente seus dados dizem à sua pergunta : "A resposta é nenhuma
delas".

HTH

--
Cesar Rabak