[R-br] Como identificar colinearidade?

Chiara Lubich lubichchiara em gmail.com
Qui Out 17 17:12:31 -03 2019

Boa tarde,

Pessoal fiz uma análise de GLM, porém no resultado do modelo ficava
aparecendo a seguinte mensagem: Coefficients: (2 not defined because of
singularities).
Buscando na internet, vi que se trata de colinearidade dos dados, porém não
sei como identificar. Na mesma página de internet que encontrei a sugestão
de identificar utilizando o comando pairs(), para tentar detectar
colinearidade. Mas não sei como fazer a interpretação do gráfico gerado:
Segue o gráfico com a variável Y1= CM:
CM= Comprimento médio (contínua)
D = distância do rio  (contínua)
R = rios (categórica - nome dos rios)
TP = tempo de pesca (Dummy - 0= rios considerados tradicionais e 1= rios
com pesca recente)
NP= número de pescador por rio
[image: image.png]

Se puderem me ajuda na explicação de como identifico a colinearidade a
partir do gráfico, agradeço.

Ou até mesmo outra forma de encontrar...

Abraço