[R-br] Erro no pacote RWeka

Nilson Guiotoku nguiotoku2017 em gmail.com
Ter Nov 19 12:25:02 -02 2019

Pessoal,

boa tarde, não estou conseguindo instalar o pacote RWeka. O que devo fazer?

>* install.packages("RWeka")*
WARNING: Rtools is required to build R packages but is not currently
installed. Please download and install the appropriate version of Rtools
before proceeding:

https://cran.rstudio.com/bin/windows/Rtools/
Installing package into ‘C:/Users/usuario/Documents/R/win-library/3.6’
(as ‘lib’ is unspecified)
trying URL '
https://cran.rstudio.com/bin/windows/contrib/3.6/RWeka_0.4-41.zip'
Content type 'application/zip' length 632650 bytes (617 KB)
downloaded 617 KB

package ‘RWeka’ successfully unpacked and MD5 sums checked

The downloaded binary packages are in
C:\Users\usuario\AppData\Local\Temp\Rtmp0w0FBo\downloaded_packages

Então peguei a versão recomentada do Rtool35.exe (
https://cran.rstudio.com/bin/windows/Rtools/) e instalei dentro da pasta
(C:/Users/usuario/Documents/R/win-library/3.6) do meu computador.

E depois instalei o RWeka, usando o zip  (
https://cran.rstudio.com/bin/windows/contrib/3.6/RWeka_0.4-41.zip) e também
usando o comando como  mencionei acima.

As pastas Rtools e Rweka aparecem dentro de (
C:/Users/usuario/Documents/R/win-library/3.6) como se já tivesse instalado.

Porém, quando chamo a biblioteca RWeka, aparece o seguinte erro.
> *library(RWeka)*
Error: package or namespace load failed for ‘RWeka’:
 .onLoad falhou em loadNamespace() para 'rJava', detalhes:
  chamada: fun(libname, pkgname)
  erro: JAVA_HOME cannot be determined from the Registry