[R-br] Tamanho do efeito para Wilcoxon

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Qui Nov 14 18:01:14 -02 2019

Elias,

Tua pergunta enseja a oportunidade de discutir duas coisas:

   1. O quê é efeito, e como pode ser medido; e
   2. a confusão das pessoas sobre esse assunto devido à, desastrosa
   IMNSHO, introdução do conceito de [*tamanho de] efeito padronizado*, que
   um dos próprios autores da ideia (Cohen) se arrepende (*por escrito*!)
   justamente porque a ideia dele era evitar o "o tamanho único serve para
   todos" e findou que as tais padronizações ficaram mais "populares" que o
   raciocínio subjacente.

Como você não dá mais informações sobre seus dados e o quê eles medem, a
discussão sobre '1' é impossível.

Sobre uma forma de obter um tamanho de efeito padronizado para duas
distribuições não normais e que o teste de postos de Wilcoxon foi
apropriado a resposta é depende da fonte que você consulta!

Pode-se usar a fórmula de Rosenthal¹ ; o *delta *de Cliff, a diferença de
proporção de casos de cada amostra para os postos, talvez as medianas
normalizadas em relação a uma delas[?], etc.

Você precisa verificar na área de conhecimento do seu estudo qual[is]
é[são] o[s] costume[s] e daí seguir.

MAS  *eu* me atrevo a oferecer um conselho: *se você puder fugir de usar um
efeito padronizado **não use*! É melhor discutir o efeito na forma do
domínio do problema (a plantinha cresceu mais, o peso dos pintinhos
aumentou x gramas, o consumo por km diminui para y litros, etc.)!!

HTH
--
Cesar Rabak

[1] Rosenthal, R. (1994). "Parametric measures of effect size", *in* H.
Cooper & L. V. Hedges (Eds.), *The Handbook of Research Synthesis*.  New
York: Russell Sage Foundation.