[R-br] densidade de uma variável

Marcus Nunes marcus.nunes em gmail.com
Seg Nov 11 20:42:21 -02 2019

A imagem da função densidade de uma variável aleatória não está limitada
entre 0 e 1. Ela deve ser não-negativa, mas não há nenhum limite superior
para ela, desde que sua integral seja igual a 1.

Para ilustrar, imagine o seguinte caso, mais simples do que uma normal.
Suponha que X seja uma variável aleatória uniforme, definida no intervalo
(0, 1/2). Qual o valor da sua densidade f(x) neste intervalo? Claramente é
igual a 2, pois este é o único valor tal que a integral de f(x) em (0, 1/2)
é exatamente igual a 1.

Já a imagem da função distribuição acumulada, por outro lado, está sim
limitada entre 0 e 1.
--
Marcus Nunes
Professor Adjunto