[R-br] Duvida sobre tipos de categoria e análise estatística aplicável 2

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Sex Maio 24 14:05:51 -03 2019

Prezado Alexandre,

De fato, frente à idade do texto, é prudente observar se algo de mais novo
pode aplicar-se à sua área de conhecimento.

SE sua obra tiver apenas quatro *escalas* (nominal, ordinal, intervalar, e
razão [racional]), pode ser que os questionamentos modernos lhe venham a
ajudar quando enfrentando o mundo real. Por exemplo: a contagem de itens se
encaixa em qual das quatro escalas acima?

Note que durante muitos anos houve debate se o número de filhos [média de]
podia ou não ser um número fracionário!

Ainda hoje profissionais de saúde relutam e calcular o número de batimentos
cardíacos por minuto com frações. . .¹

Em Ciências Sociais há um segundo aspecto, a saber, que algumas "medidas"
são feitas por *instrumentos* (questionários e critério de pontuação) onde
mesmo a variável parecendo de uma classe ela pode não ter sentido quando
aplicada as classificações de Stevens e as "operações permitidas" nelas.

Numa hipotética escala de "angústia" com aquecimento global, onde 1 seria
pouco ou nada e 5 muito ou totalmente preocupado, qual seria a
interpretação que uma amostra da população X tem um escore médio de
Angústia de 3,21 ± 0,17 ?

Ainda nessa questão de instrumentos há aqueles que após chegar a um escore
o classificam dando nomes a faixas de valores, destarte dando mesmo valor a
questões do instrumento (pergunta do questionário) diferentes. . .

Os textos sobre esse assunto já se espraiam por um século, com referências
de 1924 ao presente!

Alguns títulos mostram bem os limites da discussão : « Measurement Scales
and Statistics: Resurgence of an Old Misconception », Gaito,
J., Psychological Bulletin 87(3):564-567, maio de 1980. « Measurement
Scales and Statistics: A clash of paradigms. », MIchell. J., Psychological
Bulletin 100(3), 398-407, novembro de 1986.

Em resumo, há mais que apenas o *tipo* percebido da escala e os testes
estatísticos aplicáveis e mais no processo de onde os dados são gerados e a
modelagem estatística do fenômeno em estudo.

HTH
--
Cesar Rabak

[1] Comunicação pessoal, Curso de Bioestatística Unifesp.