[R-br] Pressuposições da ANOVA de um modelo em faixas

Ana Beatriz Souza Souza ab_souza em outlook.com
Sáb Maio 11 21:10:48 -03 2019

Prezados colegas,

Boa noite! Estou analisando um experimento em DBC com  2 fatores arranjados no esquema de faixas. Estou em dúvida em relação a verificação dos pressupostos do modelo.

Em uma material do professor Euclides  encontrei que para um fatorial (2 fatores) ele define o fator "tratamento" como a combinação dos níveis dos fatores em estudo e faz o teste das pressuposições considerando apenas o delineamento experimental.

> # Teste de Bartlett
> bartlett.test(Y~FTR)​ ## Em que FTR é o fator Tratamento
> # Teste de Levene​
> #require(lawstat)​
> levene.test(Y, FTR)

Considerando que tenho também dois fatores, porem arranjados em faixas, posso usar a mesma ideia ou os erros adicionais que compõem o modelo de faixas inviabilizam essa ideia?

Desde já agradeço
Att