[R-br] Redistribuição das contagens de uma estrutura de dados

Paulo Eduardo de Mesquita paulomesquita7 em gmail.com
Dom Mar 31 15:20:45 -03 2019

Prezado(a)s Colegas,

Peço a vossa ajuda para encontrar solução para o seguinte problema:

Eu tenho uma estrutura de dados do tipo tabela dinâmica cujos nomes de
colunas podem ser "simples" ou "combinações separadas por vírgulas" (ver
código anexo).

As colunas com nomes combinados são construídas através da "concatenação"
dos nomes de colunas simples.

As colunas com nomes combinados assumem formas imprevisíveis e ocorrem
aleatoriamente conforme a base de dados que lhe dá origem vai crescendo.

Eu preciso redistribuir as contagens contidas nas colunas com nomes
combinados para colunas de nomes simples, de modo que se, em uma linha
qualquer da minha tabela de origem, houver uma coluna AB com valor 3, na
minha tabela ajustada, o valor 3 será somado uma vez ao que já havia na
mesma linha correspondente das colunas A e B. O exemplo que segue anexo,
imagino eu, facilita a compreensão do problema.

Muito obrigado pela atenção,
--
Paulo Eduardo de Mesquita
Disciplina de Infectologia - Faculdade de Medicina  Universidade do Oeste