[R-br] two-way anova - violação das pressuposições

Gilson Geraldo Soares de Oliveira Júnior gilsonsoaresjunior em gmail.com
Sáb Mar 2 14:39:43 -03 2019

Marcelo,

Neste caso, verificando a análise gráfica, não acho que a normalidade foi
um problema. Consideraria o gráfico robusto o suficiente para assumir que a
maioria dos dados tiveram tendência de normalidade. Portanto, justificaria
a não transformação.

No entanto, a homocedasticidade foi um problema. Talvez este seja o
pressuposto mais importante nesta análise. Analisando os testes de Bartlett
e Levene, além da análise gráfica, diria que seus dados não foram
homocedasticos. Sendo assim, a estatística paramétrica não seria a melhor
forma de avaliação.