[R-br] Experimento em faixas

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Sáb Jun 15 15:54:28 -03 2019

Ana Paula,

Essa *doença* de propor testes de normalidade para "testar" a premissa de
normalidade e homoscedasticidade *a priori* de um teste estatístico é muito
propalada por manuais, autores eviesados por fabricantes de pacotes de SW
estatísticos, geralmente comerciais e caros, que para justificar o custo e
a abrangência de testes e métodos quase os transformam da religião da
*obrigatoriadade*.

As premissas devem ser testadas usando como base seu conhecimento no
domínio do problema e não num teste que por ser baseado na lógica do teste
de hipótese nula nunca vão resolver a questão "a favor" da normalidade mas
apenas indicar se seus dados apresentam uma patologia que quando testados
por um dos 'n' testes apresentam um valor-p menor que 0,05; etc.

Ademais, como já está sobejamente demonstrado esses testes tendem a ser
grosseiros e deixar escapar distribuições claramente não normais com
conjunto pequeno de dados e serem "muito sensíveis" com conjuntos de dados
maiores, chegando a dar "falsos positivos" mesmo em simulações onde os
dados partem de uma amostragem de uma distribuição normal com número desses
falsos positivos acima de 5%!!

Portanto, a melhor ajuda que podemos dar é : analise o processo que gera
seus dados, e se esse processo indica que a distribuição já pela teoria
pode trazer heterocedasticidade, estabilize-a antes com uma transformação
apropriada, etc. Lembrando de interpretar os resultados e eventualmente
reconvertendo as medidas de momento usadas no testes estatísticos de volta
para os dados não transformados.

HTH
--
Cesar Rabak