[R-br] Particionar soma de quadrado

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Qui Jan 10 19:23:57 -02 2019

André, o fato de a soma dos quadrados estar correta não muda o fato de você
estar fazendo o equivalente a encontrar uma reta com apenas dois pontos e
querer tratar isso como uma generalização e estudar o valor-p da ANOVA, etc.

A razão porque aquela função é denominada *Error* é que ela deveria
ajudá-lo no caso de *medidas repetidas* para cada caso de interação.

No exemplo acima, quantas medidas repetidas você tem para cada caso dose *
cultivar?

Espero que estas questões lhe ajudem a entender o seu problema e recomendo
a leitura to texto indicado pelo Fernando, malgrado já discordei que para a
questão da msg de erro ele é insuficiente.

Saindo um pouco fora da questão original e comentando seu último código (no
momento ñ consigo baixar o arquivo da LEG, (falha em InternetOpenUrl: 'Uma
conexão com o servidor não pôde ser estabelecida') note que o gráfico que
você gera com xyplot mostra algo *diferente* do que você quer fazer via a
ANOVA que você codifica: *dose *tratada como variável contínua no seu
gráfico e como fator na ANOVA que vc codifica.

IMNSHO se você mantivesse a variável dose como numérica e estudasse o
assunto como regressão você obteria *mais* dos dados.

HTH
--
Cesar Rabak