[R-br] Manter a estrutura do objeto da funcao randomForest

Nilson Guiotoku nguiotoku2017 em gmail.com
Ter Dez 10 20:23:44 -02 2019

Pessoal estou com uma dúvida quanto o pacote randomForest do R. Usei a
função randomForest para modelar o meu conjunto de dados.
Como irei aplicar o modelo já treinado para meu conjunto teste, salvei como
.rda. Na próxima etapa iria subir o treino (.rda) para rodar o banco de
dados independente. Porém,
a forma como salvei está dando erro quando aplico a função predict. É como
se o load ou a extensão .rda não conservasse o formato do banco de dados. E
o erro é que o objeto "model" deveria ser
um randomForest e ele fica como "character". Eu sei que eu poderia usar o
que foi salvo na memoria do R, o modelCT, esse se usar no predict não daria
erro. Mas para cada novo conjunto de dados independente, não gostaria de
ficar treinando a todo o momento,
gostaria de passar somente os parâmetros já treinados.

Como um código executável para exemplificar o problema usei o da Iris.

library(randomForest)
modelCT <- randomForest::randomForest(Sepal.Length  ~ ., data = iris,
importance = TRUE) # modelagem com randomForest
str(modelCT)
save(modelCT, file = "model.rda") # salvei como rda
model = load("model.rda")  # Faço a chamada do arquivo treinado .rda
str(model)
predValid <- randomForest::predict(model, iris, type = "class")  # o banco
de dados deveria ser independente, mas aqui é somente para mostrar o erro
do formato como está o model
predValid <- predict(model, iris, type = "class")