[R-br] AJUDA: Teste de Homogeneidade

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Quinta Março 8 17:52:07 -03 2018

Lucas,

Sem um CMR (v. o guia de postagem a respeito) este seu último e-mail vira o
que os *nerds* denominaram jocosamente de « *confessional debugging* »!

Por óbvio se você a variável contiver dados advindos dos resíduos de uma
ANOVA o teste testará apenas eles.

Por outro lado se a variável resposta diferisse apenas no valor médio e as
variâncias fossem similares os testes não deveriam divergir do ponto de
vista estatístico, ou seja, o grande resultado deveria bater, mesmo se na
minúcia os números não fossem exatamente iguais.

Testes como esse tendem a ser "sensíveis demais" se a amostra for muito
grande, outro dado que nos permitiria ajudá-lo mais seria você no CMR
postar também a tabela ANOVA decorrente da análise de variância nos dados,
e rodar os diagnósticos gráficos sobre a ANOVA, que podem lhe dar
*insights* sobre
outros pressupostos da ANOVA.

HTH
--