[R-br] IBGE - Distorção Malha de Setores Censitários Censo 2010

Bruno Rezende brunorezendem em hotmail.com
Segunda Junho 4 18:07:12 -03 2018

Prezados,

1.       Estou trabalhando com a malha de setores censitários fornecida pelo IBGE (CENSO 2010).
2.       Inicialmente, obtive a malha em formato .shp e carreguei no R. Notei que, ao projetar essa malha no Google Earth e no Leaflet, o desenho dos polígonos não coincidia com o desenho dos mapas.
3.       Pensando que a distorção acima pudesse ser causada por algum erro meu, baixei o arquivo Google Earth .kmz dos setores censitários, fornecido diretamente pelo IBGE.
4.       Contudo, os problemas são os mesmos: para minha cidade, algumas partes dos mapas se sobrepõem e algumas partes destoam do mapa "real".
5.       Sabemos que um setor censitário é uma subdivisão do território com a  finalidade de delimitar o trabalho do agente censeador a cerca de 250 a 350 domicílios. Uma divisa de setor censitário que cruze o meio de uma quadra não permite clareza na definição do setor para o agente que está em campo. A lógica infere que utilizar os próprios contornos do terreno, ou equipamentos públicos, facilita a divisão e clareza in loco.
6.       Assim, deseja-se que, na maioria das vezes, as divisas do setor censitário e dos equipamentos públicos coincidam.
7.       O problema é que o mapa dos setores não "casa" com o mapa "real". Assim, coletar uma coordenada em campo e projetar no shape file de setor censitário apresentará erro, inviabilizando análises.
8.       Estou analisando a cidade de Passo Fundo - RS. Em Porto Alegre, capital do estado, essas distorções aparentam não ocorrer.
9.       Tentei algumas transformações do CRS, mas sem sucesso.
10.   Senhores, alguém de vocês já passo por problema semelhante? Saberiam indicar como corrigí-lo?