[R-br] Pacote Chaid

Marcus Nunes marcus.nunes em gmail.com
Segunda Julho 16 14:25:15 -03 2018

Uma dica que eu te dou: nunca, em hipótese alguma, use attach em seus
códigos. É algo completamente desnecessário e que pode, em algumas vezes,
servir apenas para gerar confusões em nosso código, fazendo a gente achar
que fizemos algo quando, na verdade, não o fizemos.

Tome o teu código, por exemplo. Ao rodar os comandos

credit_rank<-as.factor(credit_rank)
age <-as.factor(age)
amex<-as.factor(amex)
pay_week <-as.factor(pay_week)
class <-as.factor(class)

cada uma das variáveis consideradas acima foram transformadas em fator.
Entretanto, esta transformação se deu apenas nas versões atachadas (?)
destas variáveis. As versões originais, dentro do data frame credito1,
continuaram em suas versões originais.

Assim, ao rodar o código

modelo <-chaid(credit_rank ~ ., data = credito1)

a função chaid está procurando as variáveis preditoras desta regressão
dentro do conjunto de dados credito1, mas não as está encontrando. Limpe
seu workspace, feche o R e abra ele novamente. Agora rode o código abaixo e
seja feliz.

library(readxl)
library(partykit)
library(CHAID)

credito1 <- read_excel(path="credito1.xlsx")

credito1 <- as.data.frame(lapply(credito1, as.factor)) # converte todas as
colunas para fator

modelo <-chaid(credit_rank ~ ., data = credito1)

modelo
--
Marcus Nunes
Professor Adjunto