[R-br] Dados DIC

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Terça Julho 10 08:52:20 -03 2018

Fúlvia,

Sua pergunta extrapola dúvidas sobre o R e o pacote que você utilizou e vai
direto para a Estatística, no seu caso Análise de Experimentos [DIC?].

Não nem foro nem do escopo deste grupo discutir esse tipo de questão, que
lhe recomendo você consulte uma obra de referência sobre o assunto, e se
você tiver tempo (sua assinatura indica *doutoranda* o que me leva a crer
que está estudando ainda) assistir vídeos sobre o assunto, malgrado me
parece que os mais completos e interessantes são em língua estrangeira.

Para não deixá-la no vácuo:

Em relação à sua pergunta: «  O que tenho que fazer? »  A resposta é:
"analise os resultados em função do problema que você está estudando".

Se você tem apenas um tratamento com dois níveis (que é o que resultado que
você postou mostra) as comparações da sua ANOVA se equivale a uma
comparação entre as médias para esses dois níveis, sendo desnecessário usar
comparações *post hoc* (o « " mcomp = "tukey", » na sua chamada a crd).

Hoje em dia se considera deprecado o uso do coeficiente de variação (o "CV"
dos seus resultados), para detalhes leia postagens antigas neste grupo.

Embora eu pessoalmente prefira ver os gráficos de diagnóstico após uma
regressão ou ANOVA¹, a função que você usou entrega automaticamente um
diagnóstico sobre a normalidade dos resíduos que ajudam a defender que essa
hipótese (necessária para a análise ser válida) "não teria sido violada".

De novo, aconselhando-a a ir às referências sobre o assunto, lhe faltará
descrever e analisar o tamanho do efeito que essa ANOVA calcula, e se você
quiser uma representação gráfica que eu considero particularmente
interessante é o uso da função plot.design() do R.

HTH
--
Cesar Rabak

[1] Mas eu admito que se você não estiver acostumada a avaliá-los podem se
tornar um óbice em vez de uma ferramenta.