[R-br] Recode rotina

Edson Lira edinhoestat em yahoo.com.br
Quarta Janeiro 31 12:15:23 -02 2018

Bom dia caros amigos, tenho um pequeno problema que ainda não consegui encontrar a solução.
É o seguinte: Estou aplicando um questionário para avaliar a satisfação do cliente em um hospital público.

Na avaliação dos clientes estou usando uma escala de likert com as respostas para algumas questões.

ótimo, bom, regular, ruim, péssimo e não utilizou o serviço
Gostaria de fazer uma mudança nessas respostas usando uma rotina do R.

Gostaria de mudar da seguinte forma para todo o banco de uma única vez.
otimo e bom receberia o label "positiva" regular e não utilizou o serviço o label " "e ruim e péssimo receberia o label  "negativa".
Alguém tem alguma sugestão? Bom diae muito obrigado!!!
Prof. Edson Lira, Me
Estatístico
Manaus-Amazonas