[R-br] Duvidas acerca de teste estatistico.

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Quarta Janeiro 17 21:00:15 -02 2018

Vinícius,

Testes estatísticos *podem* ter resultados significantes estatisticamente e
as diferenças serem clinicamente ou na forma a avaliar no domínio do
problema sem significância prática.  Uma forma disso acontecer é a amostra
ser suficientemente grande para que uma diferença muito diminuta gere as
estatísticas dos testes com "significância" (a.k.a. valor-p menor que o
limiar para definir a significância).

Como já comentado, ao aplicar uma transformação por logaritmos você
transformou o teste para um teste de relações na escala original. Não está
claro para mim se a transformação foi feita usando logaritmos de Briggs ou
Neperianos por isso, não dá para dizer o quê 0,5 de diferença significa em
termos de relação entre um grupo e outro.

Uma outra coisa que me parece curiosa é o seguinte: por que depois do
trabalho para transformar os dados, ainda assim você optou por um teste com
menos poder que um paramétrico?

HTH
--
Cesar Rabak